Saiba mais sobre o modo Workshop!

April 28, 2019

 

A Blizzard anunciou, a alguns dias atrás, o novo modo que já estava disponível no PTR (Servidor de Testes Públicos): O Workshop (ou Oficina), uma modalidade onde os jogadores poderiam criar o que bem entendessem e salvar estas criações para que outras pessoas pudessem aproveitá-las. Ele nada mais é do que uma forma adaptada do sistema de script que foi usado durante a criação do jogo.

 

Isso por si só é um marco em Overwatch, já que ninguém havia visto algo assim até então no jogo; os Jogos Personalizados eram uma forma de variar e conseguir criar modos diferentes, porém nada tão único e divertido quanto os Workshops. Jeff Kaplan salienta que "aqueles que possuem mais afinidade com programação e afins terão facilidades", ou seja, um prato cheio para programadores, mesmo sendo acessível para qualquer pessoa que queira tentar.

 

 

Para testá-lo, você precisará ter instalada a versão PTR em seu computador, e então ir até o "Navegador de Jogos", funcionalidade que está disponível assim que você clica em "Jogar". Basta clicar em "Criar" para que você possa fazer seu próprio jogo e, até mesmo, criar seu  próprio personagem.

 

O jogador/criador poderá inventar novos modos de jogo da maneira que bem entender - já foi vista uma corrida, criada por Daniel Fenner e Dane Fairbanks, bem como um modelo facilitador de scrims, um modo que obriga os jogadores a se agruparem com alguém, um payload magnético que te puxa até ele (eu ouvi um amém?), e até mesmo um modo que possibilitem Meis a andar mais rápido quando usam o tiro primário no chão. Também é possível criar regras para modificar o jogo em certas situações, exibir textos e criar heróis únicos com habilidades trocadas (lembrando que apenas os Heróis que já estão no jogo estarão disponíveis para modificação, ainda não sendo possível criar um Herói do zero).

 

Após criar o modo desejado, é possível compartilhar esse script com qualquer outra pessoa que queira experimentá-lo. Eles podem ser usados em qualquer plataforma, não sendo obrigatório o uso naquela em que ele foi criado (se for feito no PC, por exemplo, jogadores do PS4 poderão aproveitá-lo da mesma forma). Basta acessar as configurações do jogo criado e clicar em "Compartilhar". Da mesma forma, quem quiser utilizar um script já criado, precisa também abrir o menu de "Configurações" e clicar em "Importar'.

 

Há, também, uma ferramenta que permite que o criador encontre bugs e erros no seu modo e o motivo pelos quais eles aconteceram. Demais, não é?

 

Ainda não há previsão para lançamento do Workshop nos servidores oficiai de Overwatch, mas sabendo que é algo totalmente novo e complexo, pode ser que demore mais do que o lançamento de Mapas ou Heróis que já conhecemos.

 

Para mais informações, acessem o site oficial de Overwatch.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Recentes

November 6, 2019

Please reload

Destaques
Please reload