Guia para iniciantes - Parte 1

October 12, 2018

 

Esse é um guia com algumas informações pra quem quer começar a jogar. E EU JURO QUE NÃO É TÃO COMPLICADO QUANTO PARECE!

 

A primeira coisa que você precisa saber, é que a Blizzard disponibiliza uma conta starter. O que significa que você pode baixar o jogo e testar totalmente de graça até o level 20! 

Você pode fazer isso com vários personagens diferentes pra ter uma ideia de como cada classe funciona e entender um pouco como seria o funcionamento do jogo.

 

Outra coisa que você precisa saber é que agora, pagando a sua primeira mensalidade, você já tem acesso ao pacote das expansões anteriores. Antes, era preciso comprar um pacote das expansões, pagar as mensalidades e comprar a expansão nova. Agora, você só precisa pagar a mensalidade e a nova expansão, quando sair. Assim, é possível aproveitar bem o jogo e decidir se gostou mesmo ou não pra, só então, comprar a próxima expansão.

 

REINOS

 

O Brasil conta com 5 reinos/servidores para você escolher. São eles: Nemesis, Azralon, Tol Barad, Goldrinn e Gallywix.

Quando se compra o jogo, você é automaticamente enviado pro Gallywix, mas você pode trocar de reino e até ter vários personagens em cada um deles pagando por uma única conta.

Mas é importante saber que, basicamente, existe uma separação de: O Nemesis é Aliança e Azralon é Horda. Isso não significa que exista apenas uma facção neles, e sim, que são predominantemente de uma.

 

 

CRIANDO O PERSONAGEM

Quando você for criar seu personagem, vai observar que existem várias opções como mostra na foto acima. É possível escolher entre homem ou mulher, e então depois de selecionar raça e classe, você vai personalizar o seu char.

Dentro da personalização, encontrará opções como: cor da pele, rosto, cabelo, cor do cabelo e uma outra que varia entre algumas raças, podendo ser para alteração das tatuagens, orelhas, chifres, presas. brincos, piercing. barba, etc.

Em seguida, vem a parte mais difícil: escolher o nome.

 

RAÇAS

Essas informações sobre as raças não são de total importância para o início do jogo.

Aqui não falaremos sobre as raças aliadas por ser um guia para iniciantes.

 

Como você deve ter visto na foto, cada facção possui suas raças exclusivas (somente os Pandas podem escolher entre as duas facções) e cada uma delas têm bônus provenientes da suas raças, como vamos ver a seguir.

 

Raciais da Aliança

 

Humano

Cada um por si: Podem se livrar de efeitos de atordoamento.

Diplomacia: Ganham 10% a mais de reputação.

O Espírito Humano: recebe 2% a mais de Aceleração, Acerto Crítico, Maestria e Versatilidade.

 

Anão

Explorador: Bônus para a profissão Arqueologia (coleta e inspeciona mais rápido).

Resistência ao Gelo: Reduz em 1% o dano de gelo recebido.

Poder da Montanha: Aumenta em 2% seu Acerto Crítico e sua cura.

Forma de Pedra: Remove todos os efeitos de sangramento, veneno, maldição, feitiço e doença; Além de reduzir todo o dano físico recebido em 10% por 8 segundos.

 

Elfo Noturno

Fusão Sombria: Uma camuflagem que dura até que você se mova ou cancele a skill.

Espírito de Fogo-fátuo: Aumenta sua velocidade de movimento em 75% enquanto estiver morto.

Resistência à Natureza: Reduz em 1% o dano de natureza recebido.

Rapidez: Aumenta em 2% sua esquiva e sua velocidade de movimento.

Toque de Eluna: Ganha 1% de aceleração durante a noite e 1% de acerto crítico durante o dia.

 

Gnomo

Artista da Fuga: Remove redução de velocidade de movimento e efeito de armadilhas.

Resistência Arcana: Reduz em 1% o dano arcano recebido.

Mente Expansiva: Aumenta em 5% seu máximo de mana, poder rúnico, concentração, energia ou alcance (dependendo da classe escolhida).

Especialização em Engenharia: Aumenta em 15 sua perícia com a profissão Engenharia.

Dedos Leves: Aumenta 1% da sua aceleração.

 

Draenei

Dádivas dos Naarus: Cura o alvo em 20% do total de pontos de vida do lançador ao longo de 5 segundos.

Presença Heroica: Ganha um pequeno bônus em sua Força, Agilidade e Intelecto (aumenta com seu nível).

Resistência às Sombras: Reduz em 1% o dano de sombra recebido.

Lapidação: Aumenta em 10 sua perícia com a profissão Joalheria.

 

Worgen

Correndo Livre: Aumenta sua velocidade de movimento.

Aberração: Reduz em 1% o dano de Natureza e de Sombra recebido.

Velonero: Aumenta em 40% sua velocidade de movimento por 10 segundos.

Rancapele:  Aumenta em 15 sua perícia na profissão Esfolamento e você esfola mais rápido.

Agressividade: Aumenta em 1% sua chance de Acerto Crítico.

Duas Formas: Muda para sua outra forma.

 

Raciais da Horda

 

Orc

Fúria Sangrenta: Aumenta seu dano em 400 por 15 segundos.

Robustez: Os efeitos de atordoamento são reduzidos em mais 20%.

Comando: Seus ajudantes causam 1% a mais de dano.

 

Morto-vivo

Determinação dos Renegados: Remove efeito de Sono, Medo e Encanto.

Resistência às Sombras: Reduz em 1% o dano de Sombra recebido.

Canibalizar: Regenera 7% do seu total de pontos de vida e de mana a cada 2 segundos por 10 segundos. Só pode ser usado em Humanoides e qualquer outra ação cancelará a habilidade.

Toque do Túmulo: Suas habilidades de dano têm chance causar um dano extra que recuperará sua vida. Além disso, Mortos-vivos podem respirar debaixo d'água.

 

Tauren

Rijeza: Aumento de 2% em seus Acertos Críticos e sua Cura.

Cultivo:  Aumenta em 15 sua perícia com a profissão Herborismo (Você coleta mais rápido também).

Resistência: Ganha um aumento de 235 em seu Vigor (esse número cresce conforme seu level)

Resistência à Natureza: Reduz 1% o dano de Natureza recebido.

Pisada de Guerra: Os inimigos em até 8 metros de distância serão atordoados por 2 segundos.

 

Troll

Berserk: Aumenta em 15% sua Aceleração por 10 segundos.

Ginga Vudu: 20% de redução em todos os efeitos que dificultam os movimentos.

Regeneração: Sua regeneração de vida é aumentada em 10%. Você continua com 10% de regeneração mesmo em combate.

Matança de Feras: Ganha 20% a mais de experiência por matar Feras.

 

Elfo Sangreto

Acuidade Arcana: Tem 1% a mais de chance de Acerto Crítico.

Torrente Arcana: Remove 1 efeito benéfico de todos os inimigos em uma distância de 8 metros e restaura 3% da sua Mana, Concentração, Fúria, Poder Rúnico, Raiva ou Energia (depende da classe escolhida).

Afinidade Arcana: Aumento em 10 a sua perícia com a profissão Encantamento.

Resistência ao Arcano: Reduz em 1% o dano Arcano recebido.

 

Goblin

Salto do Foguete: Pula para frente usando seu cinto-foguete.

Barragem de Foguete: Lança foguetes do seu cinto de utilidades causando dano de Fogo à um inimigo.

Hobgoblin de Carga: Tem acesso ao seu Banco por 1 minuto.

As Melhores Ofertas: Obtém descontos com as facções independente de sua reputação com elas
Tempo é Dinheiro: Aumento de 1% em sua Aceleração.

A Poção que Desce Redondo: Aumenta em 15 sua perícia com a profissão Alquimia.

 

Pandaren (as raciais são as mesmas para as duas facções)

Epicurista: Ganha o dobro do bônus por estar bem alimentado.
Glutão: Aumenta em 15 sua perícia com a profissão Culinária.

Paz Interior: Ganha o dobro de bônus de experiência por estar descansado.

Saltitante: Reduz em 50% o dano de queda.

Palma Trêmula: Interrompe o ataque do inimigo e o incapacita por 4 segundos.

 

 

CLASSES

 

Cada uma das classes conta com 3 especializações (os Druidas têm 4 e Demon Hunter 2) e esse ponto é de extrema importância para quem está começando a jogar, pois aqui, você vai entender o funcionamento de cada uma delas e poderá escolher de forma mais fácil, conforme o que se adapta melhor pro seu estilo de jogo. Lembrando também, que existem tipos de armaduras diferentes para os diferentes estilos de combate, assim como diferentes armas.

 

Guerreiro

Usam armadura de Placa e podem usar armas de duas mãos ou arma de uma mão e escudo. Tem uma mobilidade alta. Recurso para uso de habilidades: Raiva.

 

Suas especializações são:

Proteção - Tanque

O Guerreiro tanque utiliza o seu escudo para aparar os golpes e proteger ele e sua equipe. Ele conta também com habilidades que diminuem o dano recebido, aumentam a vida do grupo temporariamente e aumentam o dano físico causado pela equipe. O tanque também pode causar dano, porém, esse não será seu foco.

 

Armas - Dano corpo a corpo

A jogabilidade do Guerreiro Armas é um pouco mais lenta já que o uso das suas skills é mais demorada. Nele, você precisará acumular Raiva para então usar suas habilidades, porém, cada skill causa uma boa quantidade de dano. O Guerreiro Armas usa uma arma de duas mãos e conta ainda com uma fase de Execute: aos 20% de vida do inimigo, uma outra habilidade é liberada e  com ela o Armas causa uma quantidade ainda maior de dano.

 

Fúria - Dano corpo a corpo

Diferente do anterior, o Guerreiro Fúria faz uso de duas armas de duas mãos e usa suas habilidades de forma muito rápida, tentando sempre ficar com o máximo de Raiva para então usá-la de uma só vez em um golpe poderoso, ganhando cada vez mais velocidade de ataque. Ele possui uma fase de Execute aos 20% de vida do inimigo, fazendo com que o uso de suas habilidades sejam ainda mais rápidos.

 

 

Paladino

Os Paladinos usam armadura de Placa. Lutam usando arma de duas mãos ou arma de uma mão e escudo. Possuem uma mobilidade baixa. O recursos utilizados são: Mana para healers e Poder Sagrado para Dano.

 

Proteção - Tanque

Todos os tanques vão funcionar seguindo o mesmo principio de defender o grupo. O diferencial do Paladino é que ele traz a utilidade de curar os aliados.

 

Retribuição - Dano corpo a corpo

Usa uma arma de duas mãos e suas habilidades são divididas entre as que geram Poder Sagrado e as que consomem. Possui uma skill que o torna imune por um tempo e traz utilidade de defesa para o grupo, seja como cura, imunidade ou retirando algum efeito negativo.

 

Sagrado - Cura

O Paladino Healer tem uma cura muito forte em alvo único. Ele conta também com utilidades de redução de dano recebido e imunidade.

 

 

Caçador

Usam exclusivamente armas de duas mãos e sua armadura é feita de Malha. Tem uma mobilidade média e podem colocar armadilhas com várias funções diferentes. O recurso para uso de habilidades é Concentração.

 

Precisão - Dano físico à distância

Causa grande quantidade de dano com suas habilidades, mas não conta com nenhum pet. Possui uma skill de redução de dano muito alta. Causa um bom dano tanto em alvo único quanto em vários alvos.

 

Domínio das Feras - Dano físico à distância

Sua maior fonte de dano está nos pets que o acompanham. Causa um bom dano tanto em alvo único quanto em vários alvos. É uma das especializações mais fáceis de começar a jogar já que seus pets além de dano, podem tankar os bichos para você.

 

Sobrevivência - Dano corpo a corpo

Possui pet, mas os dois batem de forma equilibrada. A maioria das suas habilidades causam dano por tempo. Tem um bom dano em vários alvos.

 

 

Ladino

Eles podem ficar invisíveis, são mestre em fugas e suas armaduras são feitas de Couro. A mobilidade deles é alta e seus recursos são: Energia (para habilidades simples) e Pontos de Combo (para habilidades finalizadoras). O Ladino é aquela classe que no PvP deixa todo mundo puto!

 

Assassinato - Dano corpo a corpo

Usa apenas adagas. Seu dano é baseado em venenos e sangramento que ele aplica no alvo, logo, tem forte dano por tempo.

 

Fora da Lei - Dano corpo a corpo

Esse é uma espec. pra quem gosta de piratas. Ele possui habilidade de trapaça, lançar dados e conta muito com a sorte para seus combos de dano. Além disso, ele usa duas armas de uma mão.

 

Subterfúgio - Dano corpo a corpo

Esse lembra um ninja. É mestre em entrar e sair das lutas usando sua invisibilidade. Essa invisibilidade aumento o dano causado por ele. Usa somente adagas.

 

 

Sacerdote

Os Sacerdotes são uma classe com mobilidade média/baixa. Conseguem buffar a Vitalidade do grupo todo em 10% e ainda fazer com que os aliados flutuem, reduzindo sua velocidade de queda e até permitindo que eles andem sobre as águas.  Podem ser tanto curandeiros quanto DPS e usam armaduras de Tecido. Seus recursos são: Mana (para healers) e Insanidade e Mana (para DPS).

 

Sagrado - Cura

Tem uma cura muito forte em área e após a morte, assume sua forma de anjo conseguindo curar por mais um período de tempo. Eles usam cajado ou arma de uma mão e arma na mão secundária.

 

Disciplina - Cura

O grande diferencial dessa espec. é que ela cura batendo! Sua cura é mais forte em área e tem grande utilidade para o grupo por seus escudos e redução de dano. Também usa cajado ou arma de uma mão e arma secundária.

 

Sombra - Dano mágico à distância

Possui um misto de dano por tempo e dano direto, podendo assim, bater tanto em área quanto em alvo único. Suas habilidades acumulam Insanidade que é usada para entrar na sua Forma do Caos, onde suas habilidades passam a dar mais dano, esse efeito não dura por muito tempo e quando acaba, o processo de gerar Insanidade recomeça. Ele usa armas de duas mãos ou arma de uma mão e arma secundária

 

 

Cavaleiro da Morte

Essa classe utiliza doenças e magias negras para potencializar seus ataques corpo a corpo. Usam armadura de Placa e sua mobilidade é baixa. Seus recursos são Poder Rúnico e Runas, as skills que consomem um, geram a outra e vice-versa. Eles também são uma das poucas classes que possuem B-res: uma skill que permite reviver aliados quando se está em combate.

 

Sangue - Tanque

A diferença dentre os outros tanques é que ao invés de ter redução de dano, o Cavaleiro da Morte possui uma autocura muito forte. Ele também garante um bom controle contra os monstros inimigos e consegue sobreviver a danos que, normalmente, outros tanques não conseguiriam. Usa arma de duas mãos.

 

Gelo - Dano corpo a corpo

Apesar de bater de perto, a maior fonte de dano dessa especialização vem de suas habilidades mágicas. Ele solta nevascas e consegue até summonar um dragão esqueleto que cospe gelo! Esse usa duas espadas de um mão.

 

Profano - Dano corpo a corpo

Assim como o Gelo, a maior fonte de dano do Profano vem de suas habilidades mágicas. Ele usa doenças, dano das sombras e o mais legal: ele summona seu próprio exercito zumbi. O cavaleiro da Morte Profano é o necromancer do WoW. E usa arma de duas mãos.

 

 

Xamã

O xamãs usam o poder dos elementos para curar ou infligir dano aos inimigos. Utilizam armadura de Malha e possuem uma mobilidade média. Não podem ser tanques, mas são uma classe bem completa por terem uma espec. de dano à distância e outra corpo a corpo. Seus recursos são Mana e Voragem que é gerada por umas skills e consumida por outras, além de ser um recurso exclusivo dos DPSs.

 

Elemental - Dano mágico à distância

Usa habilidades de raio e lava para armazenar Voragem e então descarrega-la de uma só vez em um poderoso golpe de terra. Além disso, pode summonar elementais de terra (tank), fogo e tempestade (dps) para auxilia-lo no combate. Utiliza arma de uma mão e escudo.

 

Aperfeiçoamento - Dano corpo a corpo

Seu principal dano é físico. O Xamã Aperfeiçoamento utiliza os elementos apenas como uma fonte extra de dano. Nessa espec. ele ainda consegue summonar dois lobos espirituais para ajuda-lo por um período de tempo razoável. Luta usando duas armas de uma mão.

 

Restauração - Cura

Utiliza os poderes das águas para curar. O Xamã Restauração tem uma forte cura em área e é de grande utilidade para o grupo, podendo equilibrar a vida de todos ao seu redor, permitindo que os seus aliados sobrevivam a um dano muito alto. Usa arma de uma mão e escudo.

 

 

Mago

O Mago possui um mobilidade alta por conta de seu teletransporte, também é capaz de aplicar magias de controle de alvo, criar portais para outras cidades e comidas que recuperam 100% da Mana e vida para o grupo,  ficar invulnerável por um período razoável, dar bastante dano em área e ainda aumentar o Intelecto de todos no grupo em 10%. Ele pode até colocar um feitiço que reduz sua velocidade de queda! Magos usam armadura de Tecido e têm Mana como recurso para o uso de suas habilidades (o Arcano possui também Carga Arcana).

 

Fogo - Dano mágico à distância

Suas habilidades são baseadas em fogo. E quanto mais Acerto Crítico, mais rápido é o lançamento das suas skills. Os magos usam arma de uma mão e arma secundária ou uma de duas mãos.

 

Gelo - Dano mágico à distância

Com habilidades baseadas em gelo, o Mago de Gelo pode congelar seus inimigos e até summonar um Elemental de Água para auxilia-lo em combate. O Mago de Gelo consegue acelerar sua rotação de skills, também, mas para isso, ele conta apenas com a sorte.

 

Arcano - Dano mágico à distância

Suas magias causam dano Arcano. Nele algumas skills geram Carga Arcana, que será consumida por outra skill potencializando o dano dela. O detalhe aqui é que quanto mais Cargas ele tem, mais dano ele dá e mais Mana ele gasta. Sendo o objetivo gastar toda a Mana para depois recupera-la com outra habilidade.

 

 

Bruxo

É uma classe com mobilidade baixa, mas que traz um mundo de utilidades para o grupo. Ele pode criar um portal que leva a pessoa de um ponto a outro naquele mesmo terreno. Também é capaz de criar Pedras de Vida que recuperam uma boa quantidade de vida ao ser consumida, pode criar um "armário" para summonar pessoas do grupo para o local onde ele está, podem ressuscitar aliados em batalha com seu B-res e tem um bom controle de alvo. Suas armaduras são feitas de Tecido e seus recursos são Mana e Estilhaços de Alma, que assim como outros recursos, são gerados por umas habilidades e consumidas por outras, sendo no Bruxo, para magias mais poderosas ou evocação de demônios ajudantes com diferentes utilidades.

 

Suplício -  Dano mágico à distância

Seu dano é baseado nas maldições que ele lança no inimigo. Tem forte dano por tempo. Todas as especializações utilizam arma de uma mão e arma secundária ou arma de duas mãos.

 

Demonologia - Dano mágico à distância

Ele summona um exercito de demônios para ajuda-lo no combate.

 

Destruição - Dano mágico à distância

Essa espec. é voltada para dano direto e é baseada em dano de fogo.

 

 

Monge

Os Monges, apesar de terem armas equipadas, lutam usando suas mãos e pés. Possuem uma forte ligação com comidas e cervejas que aumentam seus atributos. Eles também podem aplicar um debuff que aumenta em 5% o dano físico causado no inimigo. Sua mobilidade é alta, sua armadura é feita de Couro e seus recursos são Chi, Energia e Mana.

 

Mestre Cervejeiro - Tanque

Ele possui habilidades que permitem parcelar o dano recebido ao longo do tempo, permitindo que ele aguente danos fortes sem muita preocupação. Usa arma de duas mãos.

 

Andarilho do Vento - Dano corpo a corpo

Um grande lutador de artes marciais. Gera Chi com seu ataque "Palma do Tigre" e o consome com suas outras habilidades. Ele também recebe um pequeno adicional de dano sempre que usar uma skill de dano diferente da anterior. Usa duas armas de uma mão.

 

Tecelão da Névoa - Cura

Possui tanto cura em área quanto em alvo único, cura direta e por tempo. Suas habilidades usam as energias vitais para curar. Usa arma de duas mãos ou arma de uma mão e secundária.

(E particularmente, é uma das mais gostosas de jogar. MarisaMonge aprova "Nunca foi visto em Azeroth um healer mais divertido").

 

 

Druida

É a classe mais completa do jogo. Ela pode ser TUDO: curar, bater de perto, de longe ou tancar, pode até ressuscitar um aliado, mesmo estando em combate, usando o seu B-res. Tem uma mobilidade alta e usa armadura de Couro. Os Druidas possuem diversas formas (urso, cervo, tigre, coruja, pássaro, árvore, orca ou um lobo marinho muito feio) e podem troca-las a qualquer momento. Seus recursos são: Mana, Raiva, Energia ou Poder Astral.

 

Guardião - Tanque

Em sua forma de Urso, ele aplica sangramentos, aumenta sua armadura, reduz o dano recebido e se cura para proteger o grupo. Gera Raiva ao receber dano e a consome ao usar suas skills de defesa. Armas utilizadas: arma de duas mãos.

 

Feral - Dano corpo a corpo

Em forma de Tigre, ele ataca o alvo causando dano físico e sangramento. Possui habilidades que geram Ponto de Combo, que será usada para aumentar o dano causado por outras skills, também utiliza Energia para utilizar suas habilidades. Pode usar arma de duas mãos.

 

Equilíbrio - Dano mágico à distância

Usando a forma de Coruja, ele ataca com magia Arcana e da Natureza. Possui um forte dano em área. Usa arma de duas mãos ou uma mão e secundária.

 

Restauração - Cura

Na sua forma humana ou na de árvore, o Druida Restauração tem uma forte cura por tempo. É muito bom em prevenir o dano e não deixar a vida dos aliados baixarem, mas péssimo em topar a vida. Por contar com muita cura em área e ser capaz de colocar várias curas por tempo nos aliados, é comum que o Druida Healer seja o Top Heal do grupo. Utiliza arma de duas mãos ou arma de uma mão e secundária.

 

 

Caçador de Demônios

Os seguidores de Illidan são poderosos caçadores, com alta mobilidade que podem entrar e sair facilmente de combates. Podendo entrar em sua forma Demoníaca para causar danos mais poderosos ou aumentar sua resistência. Usam armadura de Couro e possuem Fúria como recurso.

 

Vingança - Tanque

Ele consegue recuperar sua vida consumindo uma parte da vida do inimigo e utiliza Fúria para utilizar suas skills de defesa. Nas duas especializações usam duas armas de uma mão.

 

Devastação - Dano corpo a corpo

É um poderoso DPS que tem uma velocidade de luta bem alta. Assim como outras classes, possui skills que geram recursos e outra que o consome. Ao transformar-se em Demônio, suas skills são trocadas por outras ainda mais fortes.

 

 

Assim, concluímos a primeira parte. Espero ter ajudado!

Aqui é a Ahya e até a próxima ❤

 

P.s.: Gostaria de deixar registrado um agradecimento especial ao Ishimurah que foi de essencial importância para o desenvolvimento deste guia.

 

 

 

 

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