Ressaca Friends 2017: nossas impressões sobre o evento

December 23, 2017

Semana passada, nos dias 16 e 17 de Dezembro, ocorreu aqui em São Paulo o evento de anime e cultura geek Ressaca Friends. Muito conhecido e um dos eventos principais do tema na cidade e região, esta é a primeira edição do evento que acontece "sob nova direção": antes pertencente à rede de eventos Yamato Corporation, os eventos Ressaca Friends e Anime Friends agora são parte da rede Maru Division.

Fomos ao evento no dia 16 e viemos para vocês trazer nossa cobertura! O que achamos deste evento tão tradicional que agora está de cara nova? Confira:

 

Local

 

Antigamente, o evento acontecia na Faculdade Cruzeiro do Sul, próximo ao Shopping Anália Franco. Uma das principais reclamações do público era sobre a falta de locais cobertos em caso de chuva, que sempre ocorria pois esta época do ano, no verão, é comum que o clima esteja quente e chova em alguns períodos do dia. Este ano, a edição ocorreu em um novo local, o Centro de Exposições Anhembi, com um grande pavilhão completamente coberto, o problema em relação às chuvas foi completamente resolvido. Porém, com esta resolução, outro problema surgiu: o calor. Os dias em que aconteceu o evento estavam muito quentes, e tanto nós quanto muitos outros visitantes sentiram falta, durante grande parte do dia, do famigerado ar condicionado. Ao que percebemos, o ar ficou desligado durante uma parte grande do dia, sendo ligado apenas no final da tarde. Pra quê isso, minha gente! Não é legal deixar o público cozinhando!

Tirando o problema do calor, percebemos que o espaço do novo local foi muito bem organizado, com grandes painéis ilustrados indicando cada coisa no seu devido lugar. A entrada era muito bem sinalizada, com filas organizadas e catracas para passagem dos visitantes.

 

 

 

Estandes, Salas e Atrações

 

Como é tradicional dos eventos do tema aqui no Brasil, a presença de estandes com produtos relacionados esteve também no Ressaca Friends. Várias lojas com itens de anime, como camisetas, canecas, bonequinhos e até os famosos travesseiros "dakimakura", fizeram a alegria de quem queria levar uma lembrancinha da sua série favorita pra casa. Outro destaque foram as lojas de quadrinhos, a editora New Pop trouxe seus lançamentos para o evento e a Comix trouxe uma vitrine imensa cheia de títulos diversos para quem quer completar sua coleção.

Outro diferencial que encontramos no evento foi o oferecimento de workshops: no estande da escola de mangá AreaE, além de poder levar pra casa sua caricatura feita no estilo mangá, foi oferecido um workshop de desenho. Tiveram também workshops de maquiagem, de coreano e sobre "como se tornar um YouTuber".

A praça de alimentação estava bem localizada, não contava com uma variedade tão grande de opções, mas claro, não podia faltar o ícone mais tradicional dos eventos de anime... Nosso querido Mupy! Para não faltar energia nos frequentadores, o energético fontt também fez sua presença.

No palco, onde ocorreram todas as apresentações, passaram cosplayers, no tradicional concurso de cosplay, K-poppers com as danças de seus ídolos coreanos, e convidados especiais tanto nacionais quanto internacionais.

 

 

 

Artist's Alley

 

Uma das coisas que consideramos um diferencial no evento foi a presença de uma Artist's Alley. Bem semelhante à da CCXP, a qual tinhamos frequentado na semana anterior (e você pode conferir nossa cobertura clicando aqui!), foi um espaço em que diversos artistas puderam expor suas artes e vender seus produtos. Nós gostamos muito que seja dada a oportunidade aos artistas de ter seu trabalho destacado dessa maneira! Parabéns Ressaca!

 

 

 

Área Cosplay

 

Uma das críticas que temos em relação ao evento, como cosplayers e frequentadoras do mesmo, foi em relação à área cosplay. Nós apreciamos muito que seja reservado esse espaço para nós, mas infelizmente neste Ressaca Friends ele não foi suficiente! Achamos que o espaço dedicado ao camarim cosplay foi pequeno demais em relação ao grande número de cosplayers que estiveram no evento. Os cosplayers que conseguiram fazer uso do camarim ficaram "amontoados" e tiveram que se arrumar sentados no chão, pela falta de cadeiras e mesas. Por conta disto, os banheiros estiveram sempre cheios de cosplayers, o que pode atrapalhar tanto os próprios cosplayers quanto os outros frequentadores.

Por outro lado, parabenizamos o evento pela presença de filas separadas para cosplayers. Uma das coisas que ajuda muito o cosplayer é o fato de não ter que perder tempo na fila, pois podendo entrar para se arrumar antes, pode aproveitar o evento melhor e por mais tempo. O fato, também, de se disponibilizar um guarda-volumes especial para cosplayers também é algo que faz muita diferença, para que o cosplayer possa andar livremente pelo evento sem ter que carregar bolsas, malas ou sacolas.

As salas com estúdio fotográfico também são marca registrada e essenciais para eventos que atraem cosplayers, e também estão de parabéns. A sala Cos+Up além de contar com o renomado fotógrafo cosplay Bruno Antonucci, dava a opção de ver suas fotos direto no computador e ainda levá-las impressas para casa como lembrança.

 

 

 

Staff

 

Nós gostaríamos de parabenizar o evento pela escolha da staff. Percebemos que os staffs estavam de prontidão e dispostos a ajudar a qualquer momento, e inclusive alguns estavam anotando críticas e sugestões que, esperamos que sejam postas em prática nas próximas edições. Achamos que esta atitude é ótima e queremos ver mais disso por aí!

 

 

Considerações finais

 

Levando todos os itens em consideração, concluímos que esta edição do Ressaca Friends mudou para melhor. Nos divertimos bastante e agradecemos o tratamento concedido como imprensa!

Como sempre, há coisas para se aperfeiçoar, mas já saímos do evento ansiosas para o próximo evento: o Anime Friends 2018!

 

 

Em breve postaremos as fotos que tiramos dos cosplayers do evento. Fiquem ligados!

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Recentes

November 6, 2019

Please reload

Destaques
Please reload