Overwatch: Guia Básico de Competitivo #2

November 29, 2017

 

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Hoje trago para vocês a segunda parte do nosso Guia Básico de Competitivo para Overwatch. Como já dito anteriormente, este guia trata de habilidades básicas para os novatos que desejam ingressar no modo competitivo com o pé direito, ou seja, aqui você irá aprender as “regras de etiqueta” do competitivo, por assim dizer. Na primeira parte, versamos sobre o início da vida competitiva: Como escolher a especialização ideal, o que masterizar antes de iniciar as partidas competitivas, o que é e como funciona a MD10 e qual é o “vocabulário” utilizado durante as mesmas (não apenas em Overwatch, mas em uma vasta gama de jogos). Agora, na segunda parte, veremos um pouco da função específica de cada personagem e como fazer com que ele seja “melhorado” por algum outro personagem, ou seja, qual sua função principal além de cumprir um determinado role no jogo e como utilizá-lo da melhor maneira possível. Resumindo: sinergia. Vamos lá?

 


SINERGIA: Quando todos se tornam um
 

Muito se fala sobre sinergia, mas poucos realmente conseguem assimilar e utilizar seu conceito nos jogos. Overwatch é um jogo onde o trabalho em equipe é tão necessário quanto a habilidade singular com o personagem escolhido, por isso, um precisa do outro para que a partida seja equilibrada. De nada vai adiantar o jogador ser muito bom com um determinado herói e não conseguir ter união com seu time ou saber como utilizar a função de um outro personagem para ser bem-sucedido. Ter sinergia no jogo é importante pois ela é a associação de dois ou mais heróis com uma finalidade bem específica: vencer. Sem margem para erros, da maneira mais eficaz possível. O resultado desta soma de forças seria a retaliação do time inimigo, já que personagens seriam utilizados como um, combando habilidades únicas para obter mais dano e menos chance de que o time inimigo consiga contra-atacar.

 

Além de, obviamente, você precisar conhecer seu herói, você também precisa saber qual ou quais personagens podem ser utilizados para aumentar a potência de suas habilidades. Outro fator importante (que será comentado de forma mais aprofundada em outro post) é a comunicação com seu time. No modo competitivo, para haver sinergia, você precisa se comunicar; isso desde o momento em que o personagem é escolhido, já que você pode desde já combinar com seus aliados quais os melhores picks e combos a serem feitos.

 

Vamos conhecer, então, as funções específicas de alguns personagens e como uni-los a outros para poder maximizar seus poderes:

 

 

Pharah x Mercy

 

 

Esta dupla é a mais óbvia e comumente vista nas partidas, já que a união das duas heroínas resulta em uma poderosa ofensiva. Os mísseis da Pharah são mais lentos do que os projéteis das armas de outros heróis, porém seu dano é expressivo e é possível conseguir o chamado splash damage com ele, já que ele se “espalha” devido à explosão e consegue atingir personagens que não estão necessariamente sendo atingidos totalmente pelo míssil. Mesmo com dificuldade de acertar precisamente um alvo, ela possui considerável dano em área, tornando-se mortal caso os heróis do time inimigo estejam muito juntos. Já Mercy, com seu boost de dano, consegue fazer com que Pharah seja muito mais poderosa e agressiva do que antes, além de conseguir curá-la em sua Ultimate que, diga-se de passagem, é o momento em que Pharah mostra-se mais vulnerável em combate, já que a mesma fica sem poder se mover, à mercê de qualquer um.

 

Já para a Mercy, Pharah é uma prevenção e uma garantia de mobilidade. Por Pharah estar a maioria do tempo voando, Mercy consegue seguí-la com seu shift, prevenindo danos e Ultimates de outros heróis; a mobilidade da Pharah permite que Mercy consiga sobreviver por mais tempo. Também consegue se manter no ar por mais tempo graças à sua habilidade de planar, o que pode salvá-la em situações onde seja focada. Neste caso, uma personagem completa a outra; enquanto Mercy aumenta o dano de Pharah e consegue mantê-la viva em situações de vulnerabilidade, Pharah faz com que Mercy consiga fugir de situações críticas e manter-se em combate por mais tempo.

 

 

Reinhardt x McCree/Soldado 76

 

 

McCree é um excelente dps, porém frequentemente depara-se com situações em que precisa matar ou ser morto. Ele precisa estar atrás do escudo do Reinhardt para conseguir se proteger do dano inimigo, visto que sua mobilidade é muito limitada, especialmente quando McCree ulta. Reinhardt também pode unir sua ult à do McCree, já que ele consegue deixar o inimigo atordoado durante 2.5 segundos e fazer com que McCree não perca nenhum alvo e consiga atingir o máximo de inimigos possíveis.

 

Outro herói que combina com Reinhardt é o Soldado 76. O herói também consegue fazer um estrago significativo quando protegido pelo escudo do tanker, além de ajuda-lo em questão de suporte com sua cura caso Reinhardt precise recuperar o escudo. Uma vez que o Soldado tem dps suficiente para quebrar o escudo do Reinhardt inimigo, ambos podem combinar suas ults livremente quando isto ocorrer.
 

 

Reaper/Tracer/Genji x Zenyatta

 

 

Reaper é capaz de capitalizar dano muito rapidamente, sendo também muito efetivo contra tankers. Combinar a Orbe da Discórdia de Zenyatta com este poder faz com que, sem margem de erros, o inimigo seja eliminado, além do ômnico não precisar necessariamente estar perto da teamfight para conseguir colocar seu debuff. Reaper ainda pode receber o Orbe da Harmonia de Zenyatta para ser curado.

 

Além disso, Zenyatta é um herói cujas habilidades são extremamente úteis para personagens divers como Tracer e Genji. Ambos os heróis conseguem, de maneira muito eficaz e rápida, infiltrar-se na backline inimiga, aplicar dano considerável e distanciar-se quando necessário. Zenyatta consegue facilmente recuperar a vida perdida com seu Orbe da Harmonia ao mesmo tempo em que consegue potencializar o dano de seus aliados com o Orbe da Discórdia. Se esta ação estiver sendo feita com a comunicação apropriada, é fatal. 

 

 

Reinhardt/Orisa x Bastion x Mercy

 

 

É uma composição mais utilizada em modos de defesa de mapas/pontos, porém pode ser efetiva também em ataques caso os jogadores tenham muita habilidade com estes personagens. Atualmente conhecida como cheese comp, o objetivo da união destes heróis é ter uma fonte de dano muito grande e que seja impossível de ser destruída, não permitindo que o time inimigo passe da linha de defesa. Reinhardt e Orisa providenciarão o escudo que protegerá o Bastion, deslocando-se conforme o ômnico muda de posição para não ser um alvo fácil para os inimigos. Já Mercy tem a função de aumentar o dano do Bastion que, protegido pelo escudo de seus tankers, terá um dano muito mais expressivo e não poderá ser destruído com facilidade.

 

 

Roadhog x Ana

 

 

Por ser um personagem grande, assim como a maioria dos tankers, Roadhog é um alvo fácil para o tiro primário da Ana. Ela consegue se manter a uma distância considerável da teamfight, não se expondo a um possível abate ou controle, ao mesmo tempo em que mantém Roadhog e outros tankers vivos. Quando Ana joga sua Ultimate no Roadhog e o mesmo ulta, a chacina é iminente; o tanker consegue alcançar 7.500 de dano facilmente, além de receber menos dano dos inimigos.

 

 

Zarya x Tracer/Reaper/Pharah/Soldado 76
 

 

Apesar de ser um tanker difícil de ser jogado, a Ultimate de Zarya é uma bomba gravitacional que puxa e prende os inimigos que estiverem em sua área. Se for bem posicionada, esta ult pode ser combinada com qualquer herói cuja Ult tenha ênfase em dano, como Hanzo e seus dagões, a granada da Tracer, os mísseis de Pharah e etc. Além disso, o escudo de Zarya consegue proteger personagens que estejam mais vulneráveis em algumas situações, como por exemplo a Pharah durante sua ult, tornando o combo infalível e podendo até mesmo conseguir uma jogada da partida/aniquilação de equipe. Outro ponto positivo da heroína é o fato de que, ao utilizar o escudo tanto nela mesma quanto em seus aliados, Zarya consegue carregar "energia", aumentando significativamente seu dano inferido. Ela literalmente "absorve" o dano inimigo com seus escudos e converte este dano para si mesma. Saber quando, como e em quem jogar o escudo é uma das maiores dificuldades dos jogadores que estão começando sua carreira como Zarya.

 

Vale lembrar, contudo, que o Surto de Grávitons já é por si só um Ultimate eficaz, portanto, dependendo do dps com o qual se esteja jogando, pode não ser tão necessário gastar uma Ult. Exemplificando, um Soldado 76 não precisa realmente ultar quando a maioria dos jogadores do time inimigo estão presos no Surto de Grávitons; por estarem juntos, o dano será considerável e efetivo da mesma forma. Faça uma pergunta a si mesmo: eu posso precisar desta ultimate em outro momento do jogo? Eu realmente preciso usá-la aqui, agora, contra estes heróis? Há alguma outra possibilidade de utilizá-la, baseando-a nos heróis do meu time ou em como nosso jogo está balanceado? Ponderar é uma sábia atitude, além de comunicar-se com seu time para saber qual a melhor opção. 

 

 

Sombra x D.Va

 

 

Quando o objetivo é acabar com todos os heróis e limpar o ponto a ser conquistado ou tirar todos de perto da carga, o combo de Sombra e D. Va pode ser muito eficaz. O Ultimate da D. Va, por si só, já é destruidor e um fator que desvirtua a atenção do time inimigo por eles precisarem saber exatamente onde vai cair o meka e onde eles poderão se esconder para sobreviver. Quando o jogador sabe como utilizá-lo e onde posicioná-lo, a possibilidade de uma aniquilação de equipe ou de uma jogada da partida é altíssima. Já a Ult da Sombra consegue desativar escudos, barreiras e habilidades que façam com que o jogador inimigo consiga rapidamente esconder-se, deixando todos vulneráveis e expostos. Sem ter como se proteger e sem mobilidade, correr para proteger-se do Ultimate da D. Va torna-se uma tarefa árdua, quiçá impossível, exatamente o que o time aliado precisa para agregar eliminações à partida.

 

D. Va também possui o potencial de “caçar” inimigos devido à sua mobilidade; Sombra, com seu deslocador e sua invisibilidade, também possui facilidade em deslocar-se com rapidez. Se ambas as heroínas tiverem a função de perseguir algum personagem, a união pode ser fatal. Imaginemos que Sombra, com sua invisibilidade, tenha conseguido ultrapassar a teamfight e chegar até a backline inimiga, alcançando os healers e potenciais heróis que causem problemas ao time aliado. Hackeando um dos healers, D. Va consegue voar até ele e matá-lo com facilidade. Afinal, além desta característica, com toda a certeza esta invasão causaria a mudança do foco de atenção da equipe inimiga, dissipando a defesa outrora consolidada dos mesmos.

 

 

 

Estes, pessoal, foram alguns exemplos de personagens que possuem sinergia e que podem ser utilizados para aumentar a ofensiva de seu time. Contudo, vale lembrar daquela regrinha que foi citada lá em cima e que nunca vai deixar de valer: sem comunicação, nada disso funciona. Combinar a estratégia com antecedência, avisar quando as ults estarão prontas e serão utilizadas ou até mesmo pedir ajuda caso você esteja em uma situação de perigo é um item sine qua non para que a sinergia aconteça. Por mais que os personagens funcionem entre si, quem os faz ter esta funcionalidade é o jogador que está por trás da telinha. Comuniquem-se! Utilizar o chat de voz é o mais recomendado, mas existe também a opção do chat de texto caso existam empecilhos. Dê um jeito de fazer com que seu time entenda o que você pretende fazer e entenda você também qual estratégia eles irão utilizar.

 

 

Aqui termina a segunda parte do Guia Básico Competitivo de Overwatch, time. Lembrando que qualquer dúvida ou crítica construtiva pode ser deixada aqui nos comentários que nós tentaremos responder a todos com muito carinho! Na parte #3, pretendo me aprofundar bastante na questão da comunicação, principalmente no que diz respeito a como sobreviver ao trashtalk. E se você perdeu, não deixe de conferir o Guia Básico de Competitivo de Overwatch #1! Prometo que não irá se arrepender.

Um abraço a todos e até a próxima!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Recentes

November 6, 2019

Please reload

Destaques
Please reload