Buscar
  • Dana Guedes

Sucesso japonês Touken Ranbu ganha versão em inglês para PC e Android


O momento que todo o fandom ocidental esperava finalmente chegou: Dia 27 de abril foi o lançamento oficial do game Touken Ranbu em inglês. Originalmente lançado em 2015, apenas em japonês, Touken Ranbu (chamado de Tourabu pelos fãs) é um jogo free-to-play de cartas colecionáveis inspiradas em figuras históricas do Japão.


Na história, o jogador é um sábio saniwa – um mestre com a habilidade de voltar ao passado, que precisa impedir que forças malignas alterem a história do Japão. Para isso, ele invoca poderosas espadas e armas que pertenciam a famosos guerreiros japoneses. Isso mesmo, cada personagem do game é a versão humana de uma arma utilizada por guerreiros lendários do Japão.


Entre os principais exemplos estão Kashuu Kiyomitsu e Yamatonokami, as espadas do samurai Souji Okita da Shinsengumi – conhecido também por ter virado personagem em diversos animes. Além desses, outra celebridade do Tourabu é o Mikazuki Munechika, que na vida real é uma das espadas do tesouro nacional do Japão.

O que chama atenção no estilo do jogo é que vai muito além de simplesmente adicionar espadas à sua coleção. Além de poder craftar e equipar seus personagens, o jogador precisa montar times e encarar missões com lutas em momentos marcantes da história do Japão, como a batalha de Sekigahara e o Incidente de Ikedaya.


O game ainda conta com uma lojinha onde você pode comprar cenários e um modo que te permite interagir (e até tirar foto!) com o principal líder do seu time.

Inicialmente focado apenas no público japonês, Touken Ranbu era inacessível sem o uso de VPN e a barreira linguística também comprometia toda a experiência. O que contribuiu para o sucesso desse lado do planeta foi o empenho do fandom do jogo, que criava guias e passo a passo do que fazer, caso você não soubesse nada além do bom e velho ありがとう e さようなら.


ADAPTAÇÕES EM ANIME E OUTRAS MÍDIAS

Apesar de tantas barreiras, Touken Ranbu fez muito sucesso ao redor do mundo e acabou ganhando diversas adaptações, incluindo dois animes: “Touken Ranbu: Hanamaru” (2016) e “Katsugeki/Touken Ranbu” (2017).

Touken Ranbu: Hanamaru é um anime mais puxado para a comédia, que acompanha o dia a dia dos personagens, com lutas ocasionais mostradas mais nos últimos episódios. Até agora, a série tem duas temporadas, mas uma trilogia de filmes de animação está prevista para 2022.

Katsugeki/Touken Ranbu foca mais no lado histórico e dramático dos personagens, especialmente o Izuminokami Kanesada e Mutsunokami Yoshiyuki, uma vez que seus “donos” originais eram inimigos do período Bakumatsu.


Além disso, a obra também foi adaptada para musicais, peças de teatro e um filme live-action (que eu ainda não assisti, como assim!)

E AÍ, INTERESSOU?

Se você curtiu, já pode aproveitar porque para jogar está bem simples: Basta entrar no site johren.net, realizar seu cadastro e acessar o jogo pela página principal do site. Se quiser jogar no seu celular, no site você também encontra o link de acesso para baixar o aplicativo – lembrando que até agora só existe versão para o Android.


Depois de entrar no jogo, basta seguir os tutoriais guiados pela raposinha Konnosuke. Ainda não é em português, mas pelo menos ficou um pouco mais fácil de entender! Divirtam-se! <3


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo