Buscar
  • Livia de Oliveira

#Ligadas Entrevista: Clarinha Gio

Hoje, 19 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Futebol. Para provar que gamer também entende de esporte, a Liga teve o prazer de entrevistar Clarinha Gio, que representa com muito amor o Brasil na equipe oficial de casters da FIFAe!


Dona de um sorriso contagiante que demonstra muito amor pelo que faz (e pelo Vasco!), Gio contou um pouquinho sobre sua trajetória e seu trabalho para a Liga. Então, coloca suas chuteiras e vem cá conhecer mais sobre essa incrível camisa 10! <3


Clara "giocanella". Foto: Divulgação/EA Sports


Liga das Garotas: Gio, para começar, poderia nos contar um pouquinho sobre como você entrou em contato com o mundo dos games? É algo que tem interesse desde pequena, ou surgiu mais recentemente?


Gio: Eu tive contato com jogos desde novinha, eu e meu irmão ganhamos nosso primeiro playstation 1 quando ainda éramos crianças. Meus pais sempre incentivaram a gente a jogar, isso foi bem legal. O primeiro jogo que zerei foi Crash Bandicoot, eu amava! Depois eu fiquei apaixonada por FIFA e Guitar Hero, adorava jogar com meu irmão e amigos, a gente competia às vezes, era bem legal. Também adora joguinhos no PC, quem lembra dos CDs de jogos do McDonalds? Eram TUDOOOO!



LdG: E quando foi que você percebeu que realmente gostaria de trabalhar com games? Seu interesse já surgiu com FIFA ou houve algum outro jogo também?


Gio: Eu adorava ajudar meus amigos com roteiro de FIFA pro canal deles, mas nunca pensei que poderia trabalhar com isso, honestamente. Foi no fim de 2019, quando eu fiz um intercâmbio pra Paris, a cidade entrou em greve geral e eu não conseguia sair de casa pra fazer nada, então voltei a jogar muito e quando voltei pro Brasil comentei com minha mãe: "Sabe o que seria legal? Trabalhar com games”, mas deixei pra lá, estava terminando o TCC, trabalhando em outra área e fui seguindo… Então surgiu a oportunidade de participar do comercial da FIFAe e tudo foi se encaixando. (ainda bem! pois tô super feliz agora hehe)



LdG: Você pode nos contar sobre como foram seus primeiros passos como caster de FIFA? Principalmente como foi que você estudou e desenvolveu o trabalho de comentarista, até ser notada e se tornar caster oficial da FIFAe. <3


Gio: Quando abriram as inscrições para seleção de Casters no FIFA.gg eu decidi me inscrever (com muito medo, assumo), participei de várias entrevistas e por fim passei. Foi incrível, eu sempre sonhei em ser comentarista de futebol! Eu maratonei transmissões antigas e fui na cara de pau mandar mensagem no twitter para t-o-d-o-s os jogadores e times participantes do torneio com um formulário cheio de perguntas, e a grande maioria me respondeu, nem acreditei. Bati um papo super legal com os players e orgs sobre o campeonato, a preparação, expectativas, etc. Foi bem legal, porque além das informações do jogo eu pude falar também sobre o lado pessoal e as perspectivas dos próprios players. Acho que isso me aproximou mais da galera, que acabou participando muito!


Clarinha Gio


LdG: Diferente de muitos outros jogos, FIFA é inspirado em um real, então imaginamos que você também tenha estudado muito futebol fora do game! Pode nos falar sobre como foi o processo de conectar um esporte tão consolidado e um esporte virtual cujos campeonatos são bem mais recentes?


Gio: Super! Eu brincava que seria comentarista de futebol europeu, então sempre curti estudar sobre futebol, mesmo que por hobby. Eu revisei diversos pontos antes do campeonato, e claro que tem semelhanças com o futebol da vida real, mas além do clássico, também é interessante estudar características específicas do jogo, como o meta, os itens e os estilos de jogar de cada player.



LdG: Para você, qual é a parte mais difícil em seu trabalho de comentarista? E qual é a parte que você mais gosta?


Gio: A mais difícil é a exposição, eu ainda fico um pouco nervosa antes de entrar ao vivo, estou começando e saber que estou exposta a errar e ser julgada me apavora um pouco, mas também me motiva a estudar mais e melhorar sempre. A que eu mais gosto é fazer parte e estar em contato ativo com a comunidade de um jogo que marcou a minha vida.



LdG: Agora, pode contar pra gente sobre algum momento bem especial como caster de FIFA? Alguma lembrança que você ainda guarda com muito carinho!


Gio: O dia que o PH Nascimento, do Globo Esporte, mandou mensagem durante a transmissão me convidando para uma entrevista. Eu fiquei zoando, logicamente achei que era alguém querendo me trollar. Como assim o Globo Esporte quer me entrevistar? Eu sou só uma menina no quarto falando sobre o jogo que amo! Mas era real, apareci no GE e gritei quando li. Eu leio esse site literalmente TODO DIA pra sofrer pelo Vasco, gente. Surtei, foi lindo.



Foto: EA Sports


LdG: Também ficamos sabendo que você streama na twitch! Qual o conteúdo de suas lives? Você prefere comentar ou também gosta de jogar?


Gio: Amo jogar também! Jogo e comento muita coisa. Geralmente aos domingos rola a “live sem carisma” até porque ninguém é obrigado a aturar domingo à noite, né? Eu comento com o chat sobre todos os campeonatos de futebol que rolaram na semana e assistimos alguns vídeos engraçados. Durante a semana eu costumo streamar jogos variados, além de FIFA eu jogo muito LoL e joguinhos de terror, amo demais! Colem lá um dia, vamos jogar juntas, tô em busca de mais meninas pra jogar comigo <3



LdG: Gostaríamos de agradecer pela sua presença aqui, Gio! E principalmente, por trazer representatividade para gente com um trabalho tão incrível! <3 Para finalizar, que mensagem ou conselho você passaria para aquelas pessoas que gostariam de trilhar o mesmo caminho que você?


Gio: Obrigada vocês pelo convite, o trabalho de vocês é muito importante por cenário! Assumo que vai bater os 27 minutos que estou digitando e apagando conselhos. Magicamente me tornei a pior conselheira do Brasil, talvez por possuir uma grande síndrome da impostora e me questionar “quem sou eu para aconselhar alguém?”. Pois bem, eu sou a Gio, uma publicitária apaixonada por games e futebol, que morre de ansiedade com qualquer evento novo, mas que busca coragem não sei aonde para correr atrás e realizar seus sonhos. Quase sempre passa mal de nervoso mas dá as caras pros desafios mesmo assim. Gente, vai ser assustador no início, mas toma coragem e vai! Dane-se o que vão pensar, sabe? O importante é você fazer seu trabalho e ser feliz. Se dedique, acredite e bora dale! É sobre isso!



Então bora dale! Ela não é maravilhosa demais? Agradecemos demais pela entrevista e por compartilhar sua história com a gente, Gio. <3


Acompanhe-a nas redes sociais para conhecer mais de seu trabalho:





24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo