Buscar
  • Leticia "Lettociar" Scarabelli

#LDGINDICA: a new life – relacionamentos em tempos pandêmicos

Atualizado: Jul 2

Neste período atípico de pandemia em que ainda estamos vivendo, muitas transformações aconteceram (e têm acontecido) em nossas vidas. Mesmo por intermédio das mudanças mais óbvias, isto é, as externas, como o indispensável uso de máscara e todo o cuidado que devemos ter ao sair de casa até para ir à padaria, por exemplo, nos é perceptível que o mundo já não é mais o mesmo - e nós, tampouco. Ao que me parece, é isto o que a new life (2020) deseja evidenciar.

Sempre me pareceu um tanto difícil a tarefa de falar sobre visual novels justamente por conta das inúmeras possibilidades de experiências que elas podem (ou não) oferecer a depender das escolhas de cada jogador. Porém, como o jogo em questão me chamou bastante a atenção devido à abordagem dessa atual questão social mundial, aceitei tal desafio.


Para começar, como hoje é dia de #LDGINDICA, devo dizer que meu intuito aqui não é fazer uma análise profunda do jogo ou algo do gênero, e sim apenas um breve comentário informativo sobre ele. Ou seja, vocês não precisam se preocupar com spoilers, ok?

(Imagens: Capturas de tela)


Com a possibilidade de ser jogado em várias línguas (Inglês, Alemão, Russo, Japonês, Chinês, Espanhol e Francês) e por meio de artes aquareláveis e de uma trilha sonora repleta de lofi, a new life produz em seus jogadores um sentimento agridoce ao mesclar acontecimentos bons e terríveis. Nesta trama, acompanhamos o encontro - ou desencontro, se assim o jogador preferir - entre duas jovens mulheres, May e August. A amizade entre as duas floresce e se transforma num saudável e bonito relacionamento recheado de diálogos sobre sonhos e medos.

Até aí temos um enredo de uma visual novel padrão, não fosse o fato do compromisso entre as duas ter se firmado em meio à disseminação do morbigavirus, vírus fictício criado como uma espécie de alegoria ao COVID-19. O que, como bem sabemos por experiência própria, mudou todo o rumo das coisas.

Vale a pena se relacionar com os outros sabendo que a permanência das pessoas em nossa vida é incerta? Como podemos cuidar melhor daqueles que amamos e, não menos importante, de nós mesmos? Essas são umas das tantas importantes questões levantadas por este breve, porém não tão simples, jogo. Com cinco possíveis finais, a new life aborda temas atuais, como relacionamentos em tempos pandêmicos, e outros sentimentos que todos, em maior ou menor grau, partilhamos: o luto, a solidão e o receio de não deixar nossa marca no mundo.


Onde encontrar

Saindo por menos de 7 reais na Steam, o jogo está disponível para Mac, Windows, Linux, IOS e Android, mas ATENÇÃO! A meu ver, o jogo não é indicado para quem o tema pandemia é ainda um gatilho muito forte ou para quem conhece alguém próximo e querido que está, neste momento, infectado pelo Coronavírus. Nos demais casos, fica aqui a nossa recomendação do #LDGINDICA dessa fria quarta-feira.


Dito tudo isto, na medida do possível, é claro, continuem se cuidando e cuidem dos seus 💜


E aí, já conheciam a new life? Se interessaram pelo jogo?





50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo