Buscar
  • Dana Guedes

Aloy, de Horizon, é a #PatroaDaSemana!


Cenários incríveis, história cativante, jogabilidade fluida. “Horizon Zero Dawn” com certeza é um dos maiores jogos de ação e aventura da atualidade. Mas nada disso seria tão incrível se não fosse a M*A*R*A*V*I*L*H*O*S*A protagonista Aloy, e é por isso que ela tá aqui na Liga das Garotas como a PATROAÇA da semana!

Para quem ainda não teve o prazer em conhecer, Aloy é uma caçadora/guerreira/tudo de bom que vive em um futuro pós-apocalíptico na Terra, quase mil anos depois da humanidade ter sido extinta por máquinas monstruosas. De volta a uma condição bem primitiva, a sociedade que restou se dividiu em tribos e veneram inteligências artificiais, que acreditam ser deuses.


Sem dar maiores spoilers da história, a Aloy nasceu como uma renegada da tribo dos Nora e foi criada por Rost, outro banido que ensinou para ela tudo sobre luta, caça e sobrevivência. No entanto, o desejo de Rost em proteger a garota não durou muito tempo, porque Aloy tinha uma grande sede de desbravar o mundo, retomar seu lugar na tribo e descobrir mais sobre o próprio passado misterioso.

O que torna a Aloy uma protagonista tão marcante é que ela foi construída muito bem, um ótimo exemplo de representatividade feminina nos games. Normalmente o que se vê são personagens mulheres que permeiam entre estereótipos: ou são Femme Fatale, ou são super duronas e sem tempo para sentimentalismo, ou são muito femininas ou não se identificam com nada assignado como feminino.


Ao passo que nada disso é um problema, quando se cria personagens baseadas em um único aspecto, o resultado pode ser algo superficial, sem muitas nuances de emoções e, por consequência, sem conseguir criar afinidade nos jogadores. É justamente isso que faz a Aloy se destacar de outras protagonistas.


Ela é uma caçadora habilidosa, incrível no uso de armas brancas, inteligente, curiosa, afiada nas palavras... mas ainda assim, como nós humanas comuns, ela também dá vazão aos próprios sentimentos, cria laços e busca respostas para preencher as lacunas sobre sua própria identidade e seu papel naquele mundo.

Por isso, ao jogar como a Aloy, o player segue em duas jornadas: a busca para descobrir o que aconteceu com a Terra mil anos antes e o encontro da protagonista consigo mesma.

Se ainda não conseguimos te convencer que a Aloy (e sua construção como personagem) é maravilhosa, se liga nessas curiosidades:

“ALOY”, UM NOME CHEIO DE SIGNIFICADOS

Apesar de nada ser confirmado, a origem de “Aloy” tem várias teorias. A principal delas é que o nome teria sido inspirado pelo livro “A Máquina do Tempo” de H.G. Wells, onde um homem viaja para o futuro e encontra uma raça de seres humanos mais avançados chamada “Eloi”, o que tem tudo a ver com o plot do jogo.


Outra teoria é que o nome teria relação com Alloy, um termo em inglês relacionado a ligas de metal, o que também está super dentro do universo de Horizon. Talvez os criadores tenham juntado tudo em uma coisa só :)

INSPIRAÇÃO EM OUTRAS GRANDES PERSONAGENS

Para criar uma personagem incrível, nada melhor do que se inspirar em outras divas da cultura pop, não é verdade? E a Aloy teve inspirações incríveis como a Sarah Connor, de “Exterminador do Futuro”, e a Ellen Ripley de “Alien”.

Aliás, vocês acharam que a aparência da Aloy é um tanto familiar? Isso porque uma das inspirações para ela foi a Ygritte, personagem de “Game of Thrones”. Imagine elas sendo amigas, uma fazendo trancinha na outra?

FEAT COM FORTNITE

A fama de Aloy ultrapassou seu próprio game e uma skin da heroína entrou no popular jogo Fortnite. Além da gear, itens como lança-picareta, mochila, emotes e até tela de carregamento exclusiva fazem parte do "Pacotão Horizon Zero Dawn", lançado em abril de 2021.

Gostaram da Aloy como #PatroaDaSemana? Estamos sempre na busca por mais mulheres incríveis no mundo dos games, então dêem sugestões de quem vocês gostariam de ver aqui usando nossa hashtag nas redes sociais!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo