Dana Guedes
Aloy, de Horizon, é a #PatroaDaSemana!

Cenários incríveis, história cativante, jogabilidade fluida. “Horizon Zero Dawn” com certeza é um dos maiores jogos de ação e aventura da atualidade. Mas nada disso seria tão incrível se não fosse a M*A*R*A*V*I*L*H*O*S*A protagonista Aloy, e é por isso que ela tá aqui na Liga das Garotas como a PATROAÇA da semana!

Para quem ainda não teve o prazer em conhecer, Aloy é uma caçadora/guerreira/tudo de bom que vive em um futuro pós-apocalíptico na Terra, quase mil anos depois da humanidade ter sido extinta por máquinas monstruosas. De volta a uma condição bem primitiva, a sociedade que restou se dividiu em tribos e veneram inteligências artificiais, que acreditam ser deuses.
Sem dar maiores spoilers da história, a Aloy nasceu como uma renegada da tribo dos Nora e foi criada por Rost, outro banido que ensinou para ela tudo sobre luta, caça e sobrevivência. No entanto, o desejo de Rost em proteger a garota não durou muito tempo, porque Aloy tinha uma grande sede de desbravar o mundo, retomar seu lugar na tribo e descobrir mais sobre o próprio passado misterioso.

O que torna a Aloy uma protagonista tão marcante é que ela foi construída muito bem, um ótimo exemplo de representatividade feminina nos games. Normalmente o que se vê são personagens mulheres que permeiam entre estereótipos: ou são Femme Fatale, ou são super duronas e sem tempo para sentimentalismo, ou são muito femininas ou não se identificam com nada assignado como feminino.
Ao passo que nada disso é um problema, quando se cria personagens baseadas em um único aspecto, o resultado pode ser algo superficial, sem muitas nuances de emoções e, por consequência, sem conseguir criar afinidade nos jogadores. É justamente isso que faz a Aloy se destacar de outras protagonistas.
Ela é uma caçadora habilidosa, incrível no uso de armas brancas, inteligente, curiosa, afiada nas palavras... mas ainda assim, como nós humanas comuns, ela também dá vazão aos próprios sentimentos, cria laços e busca respostas para preencher as lacunas sobre sua própria identidade e seu papel naquele mundo.
Por isso, ao jogar como a Aloy, o player segue em duas jornadas: a busca para descobrir o que aconteceu com a Terra mil anos antes e o encontro da protagonista consigo mesma.

Se ainda não conseguimos te convencer que a Aloy (e sua construção como personagem) é maravilhosa, se liga nessas curiosidades:
“ALOY”, UM NOME CHEIO DE SIGNIFICADOS
Apesar de nada ser confirmado, a origem de “Aloy” tem várias teorias. A principal delas é que o nome teria sido inspirado pelo livro “A Máquina do Tempo” de H.G. Wells, onde um homem viaja para o futuro e encontra uma raça de seres humanos mais avançados chamada “Eloi”, o que tem tudo a ver com o plot do jogo.
Outra teoria é que o nome teria relação com Alloy, um termo em inglês relacionado a ligas de metal, o que também está super dentro do universo de Horizon. Talvez os criadores tenham juntado tudo em uma coisa só :)

INSPIRAÇÃO EM OUTRAS GRANDES PERSONAGENS
Para criar uma personagem incrível, nada melhor do que se inspirar em outras divas da cultura pop, não é verdade? E a Aloy teve inspirações incríveis como a Sarah Connor, de “Exterminador do Futuro”, e a Ellen Ripley de “Alien”.
Aliás, vocês acharam que a aparência da Aloy é um tanto familiar? Isso porque uma das inspirações para ela foi a Ygritte, personagem de “Game of Thrones”. Imagine elas sendo amigas, uma fazendo trancinha na outra?
FEAT COM FORTNITE
A fama de Aloy ultrapassou seu próprio game e uma skin da heroína entrou no popular jogo Fortnite. Além da gear, itens como lança-picareta, mochila, emotes e até tela de carregamento exclusiva fazem parte do "Pacotão Horizon Zero Dawn", lançado em abril de 2021.

Gostaram da Aloy como #PatroaDaSemana? Estamos sempre na busca por mais mulheres incríveis no mundo dos games, então dêem sugestões de quem vocês gostariam de ver aqui usando nossa hashtag nas redes sociais!
